top of page

BLOG

O que lhe impede de tornar possível?


Você já ouviu este ditado gaúcho? “Cavalo encilhado não passa duas vezes”! Ele se refere aos receios que temos de nos apropriarmos das oportunidades que a vida nos oferece. Normalmente a frase que segue o ditado é: Então se ele passar trate logo de montar e seguir seu caminho.

Fiquei pensando nisso ontem, quando um paciente me trouxe a sua questão e o ditado. Ele falava em não desperdiçar uma chance que surgiu, mesmo tendo medo do novo que vinha com ela.


Mais tarde eu refletia sobre isso. Sobre as grandes e pequenas oportunidades que nos são oferecidas em nossas vidas e o quanto precisamos ter clareza do que realmente desejamos e das nossas condições e potencialidades para chegar ao que queremos.


As vezes o desejo até está mais claro, o difícil é tornar possível, o que acontece aí? Acontece que algo nos impede de montarmos no cavalo e seguirmos o que desejamos e este algo é o que precisamos olhar, ou melhor perceber, sentir, ressignificar...


Quais as formas de impedimento que aparecem aqui? É o que vou me perguntando quando estou acompanhando uma pessoa e esta é uma resposta e tanto no processo psicoterápico. Em Gestalt-terapia nós estamos falando dos lugares onde nos interrompemos no nosso fluxo de abertura e fechamento de satisfações.


Vamos entender o que é isso, de um jeito não tão técnico? Pense aí: você nota um cheirinho de café, se gosta de café ele lhe desperta uma vontade, daí em diante inicia-se um rápido ciclo até que você se permita pegar o seu café e se deliciar. É neste ciclo, que acontece em várias fases que nós gestalt terapeutas podemos trabalhar para lhe ajudar a não se interromper mais. A não se impedir de se satisfazer e se deliciar com o rico sabor do seu café.

Cada um de nós tem seus motivos para se interromper, é preciso ter respeito por eles, mas com muito cuidado e respeito podemos olharmos corajosamente para os motivos, para o que os alimenta e mantem, a fim de nos atualizarmos e quem sabe podermos darmos novos passos. Passos que contribuam para que possamos montar nos pequenos e grandes cavalos do nosso dia a dia.

Fica o convite! Pense nisso!

Post: Blog2_Post
bottom of page