top of page

BLOG

Adolescência e agora!


Esta semana estou falando de adolescência e a pergunta acima vem tanto dos jovens que encontram dificuldades, quanto dos pais que acompanham filhos confusos com todas as mudanças que momento traz.



Hoje falo para pais!


Lá no Instagram tem um post fresquinho com algumas coisas que passam na cabeça dos queridos que acompanho no consultório. As falas deles mostram os principais anseios, duvidas e a confusão gerada por tanta novidade. É bom dar uma espiada para entender, está replicada aqui no site mesmo.


Eu trabalho muito com a ideia de que precisamos, lê-los, traduzindo o que querem dizer com determinados comportamentos. Precisamos ouvi-los com ouvidos menos críticos, entendendo que o que vem deles está relacionado as possibilidades do momento, precisamos estar realmente presentes para ajudar, mas a presença deste período é diferente da presença da infância. Agora a presença é de suporte com um espaço muito maior para a autonomia em amplo sentido.


Bem, vão uns toques !


Busque entendê-los como adolescentes ... não são mais crianças e muito menos adultos ainda. Vão ter confusões quanto como se comportar, inseguranças e medos de julgamentos e vão errar tentando aprender.


Tente ouvi-los, sem tanta crítica, sem querer grandes clarezas e certezas. Não estão maduros, mas estão no caminho para a maturidade.


Estão se achando, podem ter muita oscilação emocional e ansiedades terríveis. Neste momento de tanta mudança tem muito medo do descontrole.


É bom estar presente, da forma que eu falei acima. Dando espaço!


Entenda que eles querem muito a tão sonhada liberdade, mas eles temem esta liberdade tanto quanto querem, muitos morrem de medo de experimentar coisas novas e se darem mal. Tente mostrar que estão atentos a isso e estarão por perto para ajudar e "puxar as orelhas" kkkk


Confie! Se você esteve presente, ensinou o que achou que devia ensinar... agora é hora deles darem suas voadas. Abra a jaula, combinando coisas sempre.


E tente dormir ! kkkk






O


Post: Blog2_Post
bottom of page