top of page

BLOG

2021: o ano do Boi de Metal


Feliz Ano Novo!!! Hoje tem virada de ano no calendário Chinês. Que tal dar uma espiada no que isso pode representar para o seu novo ciclo que vem aí?


Se você não sabe, devo lhe dizer que muito antes da psicologia a Medicina Tradicional Chinesa, já fazia parte da minha vida. Fiz formação no Rio de Janeiro, quando ainda não se falava muito em acupuntura aqui pelo sul. Por conta disso, fazem uns bons trinta anos que acompanho a transição de ano do Ano Novo Chinês e tenho coisas para lhe contar. Se você se interessa, me acompanhe!


Primeiro preciso lhe dizer que o entendimento oriental sobre passagens de ano, tem mais a ver com transição do que com virada. Pois na filosofia oriental tudo acontece em movimentos de transição. As coisas não mudam ou trocam de estado de repente, elas passam por um processo de troca. Eu gosto de trabalhar isto com meus pacientes. Costumo dizer: se observe, veja seu processo... reconhecer, entender, mudar não funciona como um botão de ligar e desligar, as coisas tem seu tempo, você tem seu movimento de transição, tudo tem! Olhe para o dia e a noite, o dia vai deixando de existir na medida que a noite vai entrando e vice-versa; pence nas estações do ano, é a mesma coisa... os orientais a muito tempo se deram conta da riqueza que isso significa.


Bem, mas dada a introdução vamos ver o que temos para este seu novo ciclo? De agora em diante, cada vez mais teremos a influência do Boi de Metal. Veja o que isso pode significar.


O convite de hoje é para que você reflita no que pode desenvolver e siga se melhorando e crescendo a cada ano!


O Boi do elemento Metal nos convida ao desenvolvimento da independência, responsabilidade, da disciplina e pede muito trabalho. Convida o elemento Metal que está em nós para exercitar a rotina e valorizar as tradições. O perfil Metal nos confere a determinação, a ordenação e o ritmo necessário para o alcance de objetivos.

Desta forma teremos um ambiente propício para o exercício e desenvolvimento destas características, aproveite! Dizem os estudiosos da astrologia oriental, que as pessoas poderão estar mais autoconfiantes e determinadas a agir em direção à sua liberdade e autossuficiência. Que o sucesso virá com a ordem, o planejamento metódico, o pensamento lógico, a disciplina e a ação direcionada, pois será um período voltado para a consolidação de conquistas pautadas na realidade.


Mas, não se esqueça de ponderar e dar uma equilibrada. Quando o elemento Metal entra em ação em excesso podemos perder flexibilidade e leveza e podemos tender ao autoritarismo. Cuidado! O antídoto para isso será usar o senso de justiça, a comunicação positiva, a cooperação e a empatia, numa relação verdadeira de troca, compartilhamento e crescimento mútuo.


Então, pensou aí no que pode desenvolver? Sabe, ano a ano tenho visto como as pessoas tem aproveitado estas orientações para desenvolverem habilidades. Que tal experimentar?

E não esqueça do equilíbrio, comemorar sempre é válido! Eu certamente vou brindar este novo ciclo hoje.


Feliz ano do Boi de Metal!!!!




Claudia Guglieri

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page