BLOG

Frustração! Entenda e veja como lidar.



A frustração faz parte da vida, não é possível nos “livramos” dela. Então precisamos aprender a lidar com ela. Toda vez que tivermos expectativas e estas forem frustradas teremos que lidar com isso. Portanto, se você tem dificuldades para superar a frustração, eu lhe convido a olharmos como isso acontece e ver se você desperta para algo que possa lhe ajudar a se sentir melhor. Me acompanhe!


Comece tentando aceitar o que tem lhe afetado, sem se recriminar, se criticar, se julgar. Tudo bem em estar com dificuldades, o importante é tentar se ajudar.


Vamos aprofundar?

Você nota se tem se incomodado muito em ser contrariado ou em não ter o que esperava dos outros ou do meio? Se não sabe, tente refletir um pouco. Ok? Agora vamos observar os seus sentimentos quanto isso acontece? Sabe que sentimentos vem? Raiva, tristeza... Pare e reflita. Agora que pensamentos? Reflita sobre que você pensa quando está frustrado. Agora,pense em como costuma reagir, isso se repete?


Com a clareza de como você passa por isso, certamente você já começa a se ajudar.


Eu costumo ir trabalhando isso, de diferentes formas, com as pessoas que acompanho e as melhoras começam aí. Na sequência, leia o que é possível fazer e veja se isso pode lhe ajudar.


Vamos lá?

É possível tentar aceitar a realidade dos factos? Que fatos? Os que não puderam acontecer. Tipo a bandeira preta que impediu a volta as aulas. Vamos aceitar que existem coisas que não temos o poder de alterar, porque não dependem de nós e outras que acontecem diferente do que esperamos porque as pessoas são diferentes. Dá para refletir sobre isso? Consegue tentar ter outra visão, já que não depende só de você e precisamos aceitar o que as pessoas podem e o meio propõe?


Vamos entender que expetativas você tinha mesmo? Sabe é bom sabermos o que esperamos dos outros ou de uma situação. Não é legal ficar dependendo muito do que esperamos das pessoas ou de situações. E se não acontecer? Aí nada mais serve ou é bom? Que tal refletirmos sobre isso a partir da situação do cancelamento das aulas presenciais? E se ficar muito tempo na bandeira preta, você não estudará e aprenderá o que é preciso, você não se permitirá interagir do jeito que dá? Teve gente que me disse que queria dormir e acordar quando passar, mas não dá gente! Se for, mais ou menos assim, você nota que pode esta com dificuldade de se adaptar ao possível?


Depois de olharmos isso, seria bom tentar novos e pequenos movimentos: repensar os pensamentos, se experimentar em outras formas de agir ao se frustrar. Olhe só: quando estiver entrando em algo que já conhece, tipo o pensamento: se não deu para fazer como eu queria, não faço mais nada! Veja se pode refletir sobre isso e repensar. Se pode tentar fazer diferente. Pode ser uma pequena mudança, algo possível.


Bem, você já tem bastante coisas para pensar e se ajudar, mas se for difícil fazer sozinho ou quiser aprofundar me chame!


Bons movimentos aí!

4 visualizações0 comentário