BLOG

2022 vem aí! Veja os convites a reflexão da Astrologia Chinesa para o ano do Tigre de Água.



Todo troca de ano eu faço a leitura da Astrologia Chinesa. Se você se interessa pela tema aproveite.


Se você não sabe, devo lhe dizer que muito antes da psicologia e da minha formação em Gestalt-terapia a Medicina Tradicional Chinesa, já fazia parte da minha vida. Fiz formação no Rio de Janeiro, quando ainda não se falava muito em acupuntura aqui pelo sul. Por conta disso, fazem uns bons trinta anos que acompanho a transição de ano do Ano Novo Chinês.


Vamos começar entendendo que a leitura oriental sobre passagens de ano, tem mais a ver com transição do que com virada. Pois na filosofia oriental tudo acontece em movimentos de transição. As coisas não mudam ou trocam de estado de repente, elas passam por um processo de troca. Eu gosto de trabalhar isto com meus pacientes. Costumo dizer: se observe, veja seu processo... reconhecer, entender, mudar não funciona como um botão de ligar e desligar, as coisas tem seu tempo, você tem seu movimento de transição, tudo tem! Olhe para o dia e a noite, o dia vai deixando de existir na medida que a noite vai entrando e vice-versa; pense nas estações do ano, é a mesma coisa... os orientais a muito tempo se deram conta da riqueza que isso significa.


Só mais uma coisinha para que você aproveite bem estas orientações. Lembre-se que não estou falando de previsões para o ano, trata-se de leituras de movimentos energéticos. Os orientais introduziram a MTC a partir da leitura dos movimentos da natureza. Ciclo lunares, estações do ano... e tudo que influencia a todo o conjunto natural do planeta. Começaram usando para o aprimoramento das colheitas, depois de como se manter e assim foi. Nós somos mais influenciados pelo todo energético que habitamos do que podemos nos dar conta.



Dada a introdução, vamos ver o que temos para este seu novo ciclo?


O convite de hoje é para que você reflita sobre o movimento que vem aí e veja no que pode se desenvolver, seguindo se melhorando e crescendo a cada ano!


Oficialmente o Ano Novo Chinês 2022 se inicia em 3 de fevereiro, mas a energia do Tigre já está aí. Para nós ocidentais a virada do ano pode representar o rito de passagem que nos ajuda a nos colocarmos em contato conosco. Vamos lá!!!


As características a serem desenvolvidas no ano de Tigre de Água são: a sabedoria natural que sempre contorna as adversidades sem bater de frente; a possibilidade de comunicação aberta e transparente e madura, o que irá depender de muita atenção pessoal; o manejo dos impulso em quaisquer esfera da vida, se observando muito quanto aos excessos nas escolhas, nos planejamentos, nas ações e muita atenção as polaridades Fogo / Água, ou melhor o famoso oito ou oitenta. Na sequencia explico o porque disto tudo, se tiver dúvidas me chame.


O movimento do Tigre em 2022 irá trazer um dinamismo fora do comum, pois a energia será vigorosa, tendendo a impulsividade. Sabe quando algo vem tão forte que simplesmente fazemos? Mais ou menos isso. Vamos precisar ter atenção as impulsividades e também para que as ações não se transformem em agressividade. Mas temos algo bom neste sentido, a presença do elemento Água, a regência é do Tigre de Água e isso trará um pouco de equilíbrio ao vigor. Na visão oriental tudo funciona puxando para algum equilíbrio. O que nos compete é observarmos o nosso presente e nos colocarmos em desenvolvimento de atitudes água, como praticas como a yoga, tai chi chuan, meditação ... ou qualquer outra que traga tranquilidade.


Deveremos também estarmos atentos a força empenhada nas realizações, pensando sempre em quais são os nossos limites. Será um ano de muita postura de observação de si para o seu possível equilíbrio, tanto para o excesso quanto para a falta.


Haverá uma tendência muito grande a polarização de forças, pois estaremos lidando com o Tigre (força, ação) em Água (introspecção). Muito cuidado para não se sobrecarregar de atividades e compromissos, não conseguir dar conta e parar tudo. Esta dinâmica poderá ser frequente este ano.


Um grande convite!


O elemento Água no Tigre, poderá nos trazer a energia preponderante da fluidez, transparência e sabedoria combinados com os movimentos de energia que o signo do Tigre emprega. Essa fluidez, de certa forma, pode sugerir um ano de bastante movimento, mas com leveza, oferecendo mais espontaneidade e clareza para os acontecimentos. Suaves sim, mas nem por isso menos intensos. Cabe a nós nos colocarmos nesta forma.


Bem, era isso. Sempre devo lembrar de não me alongar muito e já me alonguei. Espero que estas observações lhe ajude a fazer do ano de 2022 um ano de muito crescimento e satisfação!


Grande abraço e feliz 2022!!!!


Claudia Guglieri - Psicóloga, especialista em Medicina Tradicional Chinesa


Fonte de pesquisa: Adriana de Lima

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo