15 de novembro de 2015

Os perfis de personalidade na Medicina Tradicional Chinesa e a Tensão pré-menstrual como forma de compreensão.


MADEIRA, FOGO, TERRA, METAL e ÁGUA
Estes são os Cinco Movimentos Naturais da Medicina Chinesa, que estão associados a perfis de personalidade. Estudo que desenvolvo a alguns anos e que se tornou uma ferramenta de trabalho -  para que na psicoterapia as pessoas possam se conhecer em seus jeitos de ser, adoecer e estar de bem com a vida. 

Esta série propõe que você descubra o seu perfil e aprenda a lidar com a sua TPM! Hoje estaremos falando da mulher do tipo Madeira e nos próximos vou trazendo os outros perfis. 

Receita mágica para a TPM? Que nada! Sem ilusões meninas, para os orientais, velhos conhecedores das coisas do ser humano,  não existe regra única e nem receita de bolo e sim muita observação e conhecimento de sí.  Cada uma de nós tem seu tipo de movimento natural que contempla, não só o seu ciclo menstrual, como o seu jeito de sentir, se relacionar, se expressar e, também de “adoecer”.


Na TPM – Uma mulher que fica mais irritada e impulsiva, do tipo “ventania”, está no sistema do Fígado/VB; outra mais voraz, comilona e que tende a encher a cabeça de preocupações está no sistema do Baço/Pâncreas/E,  aquela que fica chorosa e sensível pelo menor motivo e sente-se sem ânimo ou até deprimida está no sistema do Rim/B e aquela que fica critica cortante e demasiadamente exigente no sistema do Pulmão/IG. ( mas este ultimo está menos envolvido com a TPM, portanto menos afetado)

A Mulher Madeira e sua TPM - Quando o vento está batendo forte não tem janela que contenha, ele se impõe, entra e até invade. Desta forma é a mulher MADEIRA com tensão pré-menstrual, não consegue conter seu vento interno.

Na perspectiva chinesa, o vento é uma característica muito positiva das mulheres Madeiras. O Elemento MADEIRA é ascendente, faz crescer, florir, colorir, confere movimento e impulso, sua energia é yang (para o alto). É representado pela primavera com o movimento de brotar e o poder do nascimento. As mulheres representadas por este elemento são rápidas, ágeis, impulsionam pessoas e equipes, lideram e são muito criativas, decididas, espontâneas.... Em desequilíbrio tendem a ter impulsos de raiva, problemas de fígado ou vesícula, tem sensibilidade nos músculos, tendões e olhos e enxaquecas muito fortes. 

Na TPM... Deus do céu.... Sofrem de alterações de humor e a irritabilidade que podem dispar a partir de um pequeno estímulo de descontrole. A ansiedade pela falta de controle das situações  pode consumir com a energia trazendo primeiro irritabilidade e depois até abatimento e apatia - para algumas acompanhadas de uma sensação de depressão. Sem falar nas terríveis dores de cabeça laterais, estimuladas pelo fígado ou cólicas terríveis.  

Regrinhas básicas para prevenir... No período pré-menstrual coma menos carne e mais verduras e legumes bem clarinhos, nada de pimentas e de chocolates, eles são muito yangs e aumentam a pressão. Chá de cidreira, camomila e artemisa. Cuide do seu fígado sempre. Dormir mocinha – você é do tipo Fígado e este precisa de descanso. Outra: tenha consciência da tendência a irritabilidade e use a regra dos 5 – conte sempre até 5 antes de dizer algo neste período ou exercite a frase: Desculpe-me. E não deixe de falar e expor o que lhe incomoda, porque isso vai sair de qualquer forma e na TPM de um jeito desmedido. Se você é Madeira precisa treinar a melhor forma de comunicar o que sente. 

Para os companheiros. Como lidar com esta ferinha que está dentro e fora?
Para os homens que convivem com elas recomendo a sabedoria da “ARTE DA GUERRA”, perceba o inimigo e faça sem fazer... tente escutar e guardar para conversar depois. Tente entender os acessos de irritabilidade ou “grosseria” eles são quase  involuntárias neste momento. O melhor agora é concordar mesmo sem concordar.
Converse com sua companheira  e combine um sinal que sinalize o excesso, este pode ajuda-la a se retira para se acalmar e logo passa. DISCUTIR neste momento é PIOR, mas o assunto deve voltar após a menstruação chegar, para que não se acumule e volte de um jeito ruim.
E não a deixe com fome ou sono! Isto pode desencadear um problema e tanto... É um exercício de tolerância e tanto!

Tratamento O mais indicado dentro da perspectiva da Medicina Tradicional Chinesa  contempla uma avaliação geral do tipo de perfil e desequilíbrio do seu sistema. Depois disso, na maioria das vezes, recomendo auriculo-terapia e ajuste alimentar, conforme a natureza dos alimentos. Se necessário acupuntura e algumas boas conversas para colocar as “coisas no lugar” e aprender a lidar com a impulsividade e forma de comunicar o que deve ser comunicado, mas sem descontrole.

É isso aí... Na próxima terça-feira teremos a TPM da mulher TERRA e seu perfil de personalidade. Acompanhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário