16 de setembro de 2015

Acupuntura auricular e as emoções na Psicologia

A aurículo-terapia é uma técnica que faz parte do conjunto de técnicas da MTC 
( Medicina Tradicional Chinesa).  Nesta usa-se o pavilhão auricular para efetuar tratamentos terapêuticos, buscando reflexos sobre o sistema nervoso central.
A técnica tem ampla indicação no resgate da saúde e equilíbrio geral do paciente. Porem destacam-se os resultados em desequilíbrios emocionais, em apoio a dietas, estados alérgicos, nas TPMs e estados de estresse.

Em meu consultório sigo as bases da MTC Constitucional no uso da terapia auricular. Este parte do reequilíbrio geral do paciente para tratar os sintomas presentes.

Os casos mais frequentes estão associados a estados de ansiedade, depressão e estresse. Veja um interessante e pequeno resumo de como os desequilíbrios emocionais se relacionam ao nosso físico.
As crises de medo estão associadas a deficiências do sistema do Rim, de tristeza  ao sistema do Pulmão, de ansiedade do Coração,  impulsividade e fúria estão no sistema do Fígado, os pensamento obsessivos ao Baço e assim seguem outros inúmeros exemplos do dialogo físico/emocional que se estendem a nosso sistema hormonal e metabólico.  

Quando estão no grupo acima os agentes desequilibrantes são, na maioria das vezes,  situacionais e vindos de históricos emocionais. A técnica pode ser aplicada com ou sem psicoterapia dependendo da necessidade do paciente e do grau de comprometimento.

Todos nós temos as nossas tendências a desequilíbrios dentro deste esquema acima. Isto está na definição do seu perfil constitucional, mas se manifestará dentro de um conjunto muito particular e complexo. Esta é a base dos meus estudos como psicóloga acupunturista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário