17 de julho de 2015

O Ho’oponopono

Hoje vindo para o consultório eu pensei em algumas pessoas que sofrem por estar aprisionadas em determinadas situações ruins. Acometidas por lembranças desagradáveis e mágoas, que estão presentes em seus pensamentos tomando conta da sua paz e tornando o seu olhar “acinzentando”.

Pensei como seria bom se estas pessoas se permitissem se desfazer disso indo adiante mais “limpos” e leves.

Mas para que aconteça é preciso querer. É preciso se dispor a olhar diferente para os fatos, entender que muitas coisas acontecem pelas limitações e possibilidades dos envolvidos.  Perceber a sua própria parcela de responsabilidade no processo, deixar que a vida se encarregue dos acertos e erros de cada um.

Difícil? Sim, mas necessário! A nossa paz depende do aprendizado de que não se pode controlar a vida e menos ainda corrigir o outro.

Bem, falar é sempre mais fácil que por em prática então deixo aqui uma receitinha que pode ajudar, pois independente da nomenclatura  (meditação, mantra, exercício mental) este exercício nos convida a  mudança exercitando a humildade e a gratidão.

O Ho’oponopono 

Encontrei esta explicação no site http://www.hooponopono.ws/o-que-e.php
Em Havaiano, Ho'o significa “causa”, e ponopono quer dizer “perfeição”, portanto Ho’oponopono significa “corrigir um erro” ou “tornar certo”.

O Ho’oponopono é um exercício que pode ajuda-lo a se livrar das recordações que tocam repetidamente na sua mente (aquela conversa mental interna incessante - principalmente depois de situações estressantes e desagradáveis) e encontrar a Paz.

Sem os pensamentos se repetindo, sem crenças limitadoras, sem condicionamentos, sem as lembranças dolorosas, um espaço vazio se abre.  Na medida em que a memória é limpa inspirações ocupam o vazio. A única coisa que se deve fazer é limpar; limpar todas as recordações, com quatro simples frases que abrangem tudo.

Quando o pensamento desagradável vier fique repetindo estas frases continuamente e se permita deixar afetar pelo significado delas. Eu já estimulei algumas pessoas a praticar e o resultado tem sido bom. Algumas pessoas fazem pensando em sí próprias, dizendo para si mesmas e outras mudam alguma frase. O importante é tentar e deixar mudar o foco e os pensamentos.

Sinto muito... Me perdoe... Te amo...  Sou grato...

As frases de orientação do O Dr. Ihaleakalá Hew Len estão relacionadas a quatro joias: Compaixão - Humildade - Amor - Gratidão.

O Dr. Ihaleakalá Hew Len mantém  essa frase em mente sempre; “A paz começa comigo”, Ele procura praticar o mantra embora ainda tropece vez ou outra.


Experimente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário