21 de janeiro de 2015

Coisas de MULHER...



“Você se percebe furiosa, queixosa ou preocupada. Tudo em excesso! Escuta que está um “porre” e nota que nem você mesma se aguenta, pois tudo é motivo de drama ou choro”...

 Então, um clic e você se dá conta...Tensão Pré-Menstrual? Menopausa? Sim! Estes dois estados podem levar a uma série de desequilíbrios físicos e emocionais.

A TPM, condição do ciclo menstrual que, em desequilíbrio, tem como sintomas mais comuns: depressão, tristeza, choro involuntário, impulsividade, crises de raiva, insônia, distensão abdominal, dor nas mamas e nas costas, peso nas pernas e enxaquecas diversas. 

A Menopausa, condição de mudança fisiológica que, em desequilíbrio, pode ter como sintomas mais comuns: calores súbitos, suores noturnos, irregularidades menstruais, depressão, ansiedade, fadiga, palpitações, insônia, securas e atrofia da vagina, coceira na vagina, baixa da libido, osteoporose.

“Duas vilãs” que chegam de mansinho e podem transformar a vida de uma mulher em um verdadeiro caos,  mas que podem ser tratadas!

A Acupuntura e suas terapias associadas são práticas muito usadas para os distúrbios e desarmonias femininas. Tem ótimos resultados, tanto no tratamento da TPM como da Menopausa. Sua eficácia está em visar o reestabelecimento do equilíbrio geral – psíquico/físico/energético – porem trazem um rápido reestabelecimento e alivio dos sintomas. Além disso, nada como uma boa conversa esclarecedora e que lhe ajude a lidar com estas novidades.

Mais informações

Sobre o que acontece com a mulherada na TPM
No período da ovulação até a menstruação ocorre muita alternância no organismo, uma verdadeira gangorra hormonal. Quando a mulher está frágil, em algum aspecto energético, é fácil se desequilibrar nesta fase do ciclo.  Isto acontece porque após a ovulação e a não fecundação do óvulo as mulheres entram na fase que levará a menstruação. A pré-menstruação é um período de acumulo de tensão, a fim de expulsar a retenção de tecido que, sem a fecundação, não terá utilidade. Portanto um certo nível de tensão é natural e faz parte do processo. O que não é natural e deve ser tratado é tensão excessiva que desencadeia diferentes desequilíbrios energéticos e seus sintomas.

Sobre o que acontece com a mulherada na Menopausa
De acordo com a teoria chinesa, a menopausa ocorre quando, por causa do processo natural de envelhecimento, o corpo não produz sangue suficiente para sustentar um período mensal, onde essa perda de sangue torna-se prejudicial ao seu corpo e especificamente ao seu rim. Órgão que abriga a raiz da vida e da longevidade. Portanto, o corpo em sua sabedoria inverte o fluxo de um meridiano no centro do corpo e isto provoca uma mudança significativa na energia de uma mulher, pedindo uma serie de adaptações.

Pesquisa
Yang Qing-Fang, escrevendo no Medicina Tradicional Chinesa de Yunnan, nº5, 1993, p. 27-8, relata o tratamento de 31 casos da síndrome da menopausa com auriculoterapia. Estas senhoras sofriam de irregularidade menstrual, calores súbitos, suores noturnos, palpitações do coração,tontura, depressão emocional., sangramento uterino e agitação. Pequenas agulhas intradermicas eram colocadas em pontos de acupuntura em seus ouvidos por um período de 1 mês. 87% das senhoras neste estudo registraram melhoria marcante provinda desta terapia barata e fácil. Também pesquisa no Japão mostrou que senhoras na menopausa e pós-menopausa usando fitoterapia chinesa tinham maior densidade óssea do que senhoras em um grupo comparativo não usando fitoterapia chinesa (Medicina Tradicional Sino Japonesa 13 [1992] : 38-42).

Tratamento
Para tratar qualquer uma destas “vilãs” é preciso avaliar a fonte de desequilíbrio. Exame de pulso, língua, inspeção da face e observação dos sintomas. Existe uma tendência de desequilíbrio – leia o textinho abaixo sobre a menopausa – mas toda mulher tem suas particularidades constitucionais.  Nós acupunturistas ocidentais e praticantes de MTC não apenas usamos acupuntura e suas técnicas associadas, mas também aconselhamos quanto a dieta, exercícios e estilo de vida.

Existe uma forte tendência da mulher na menopausa desequilibrar o fígado e o rim, desequilibrar o Ki e o pâncreas e o coração. Isto gera uma série de problemas. É preciso organizar a energia,  acalmar o espírito, limpar o calor patogênico e baixar o Yang, assim restaurando o equilíbrio de todo do organismo.

Qualquer dúvida entre em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário