11 de outubro de 2013

Tratando a Tensão Pré-Menstrual

A TPM é uma condição que se manifesta apresentando uma ampla variedade de sintomas físicos e emocionais, que ocorrem antes do período menstrual. Os sintomas mais comuns são: depressão, tristeza, choro involuntário, impulsividade, crises de raiva, insônia, distensão abdominal, dor nas mamas e nas costas, peso nas pernas e enxaquecas diversas.  Sintomas que variam de intensidade e permanência, que dependem do tipo de desequilíbrio e perfil constitucional da paciente.
Eu costumo dizer que a TPM é uma vilã periódica, que chega de mansinho e pode transformar a vida de uma mulher em um verdadeiro caos.

Normalmente as mulheres começam a ter os sintomas e não atribuem a TPM, é por isso que não tomam providencias.

Acontece, mais ou menos, assim: você anda furiosa ou excessivamente queixosa e preocupada, um “porre” de lidar, nem você mesma se aguenta, tudo é motivo de desentendimento ou de drama. Aí você sente que a menstruação desceu e... Ai que alívio, tudo passa! Acontece que até passar se foram dez ou quinze dias e isso é muito tempo em desarmonia.

É preciso prestar atenção nos seus ciclos.
A TPM pode se confundir facilmente com o estresse produzido pela vida moderna, porem esteja atenta, pois é uma síndrome que se repete todo o mês, na esma época.  Além disso, a sua intensidade é tanta que pode ser confundida com problemas psicológicos maiores ou com algumas doenças físicas.   

Mas o que acontece com a mulherada?
No período da ovulação até a menstruação ocorre muita alternância no organismo, uma verdadeira gangorra hormonal. Quando a mulher está frágil, em algum aspecto energético, é fácil se desequilibrar nesta fase do ciclo.  Isto acontece porque após a ovulação e a não fecundação do óvulo as mulheres entram na fase que levará a menstruação. A pré-menstruação é um período de acumulo de tensão, a fim de expulsar a retenção de tecido que, sem a fecundação, não terá utilidade. Portanto um certo nível de tensão é natural e faz parte do processo. O que não é natural e deve ser tratado é tensão excessiva que desencadeia uma série de sintomas.

É importante que esta informação chegue as mulheres que apresentam altos e baixos periódicos e significativos. Hoje em dia existem muitos tratamentos para a Tensão Pré-Menstrual.

O tratamento com Acupuntura

Acupuntura é uma prática muito usada para os distúrbios e desarmonias femininas, tendo um ótimo resultado tanto no tratamento da TPM como da Menopausa e outras problemas decorrentes do bom equilíbrio do ciclo menstrual. Sua eficácia está em visar o restabelecimento do equilíbrio geral – psíquico/físico/energético.  Além disso, a acupuntura promove um pronto alívio dos sintomas, pela sua rápida regulação do sistema hormonal e energética.


Nenhum comentário:

Postar um comentário