20 de setembro de 2013

Para quem tem insônia - Dicas para um bom dormir


Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a  qualidade do sono depende do estado de alguns sistemas, especialmente o Sistema  Coração e o Sistema  Fígado.  Para identificar o tipo de insônia é importante avaliar as deficiências e excessos que afetam o sono, podendo o sintoma ser de excesso, mas a síndrome de deficiência.  

Como sempre, na MTC, há um relacionamento entre o corpo e a mente e o estresse emocional  é o campeão das causas.

“Se o Coração for saudável e o Sangue abundante, a Mente (Shen)  é enraizada e o sono profundo”.  “Quando o Fígado está equilibrado a Alma Etérea (Hun) mantém o sono tranquilo e harmônico”.

Bem, todas estas expressões só fazem sentido a luz  da  MTC e aqui a minha intenção não é lhe explicar estes conceitos, mas lhe oferecer dicas que possam contribuir para um sono melhor.   Porem, como sempre, não esqueça de considerar as suas particularidades.

Para um bom dormir:

Observe o seu ritual de sono.

Atenção ao seu ritual de sono, este pode ser ajustado para facilitar o relaxamento, o equilíbrio da energia e favorecer a tranquilidade da Mente.
Para aqueles que não param nunca de trabalhar, atenção: seu sono depende da Mente tranquila. Tente desligar-se das questões de trabalho e também das técnicas, no mínimo, uma hora antes de deitar-se. Tanto o excesso de preocupação, como de esforço mental contribuem para o desequilíbrio do sono. As vezes uma música para dormir pode dar uma boa ajuda. Também uma leitura leve  pode ajudar a distrair, mas nada de livros técnicos ou informativos.

Outro recurso pode ser as práticas meditativas que são  realizadas antes de dormir e no meio da noite, aquelas que tem objetivo  de relaxar o corpo e trazer a atenção para o presente. Estas funcionam muito bem para os “dorme e acorda” noturnos.  Em casos de Mente muito agitada eu recomendo procurar profissionais da meditação, existem pessoas que se dedicam ao estudo da meditação. Eu conheço alguns.

Se o caso for estresse emocional

Aos que estão vivendo algum desequilíbrio emocional, especialmente aqueles que envolvem  mágoa e ira, saiba que  estes  agem desfocando a atenção e consumindo a energia de tal forma que o desequilíbrio pode afetar todo o organismo.  O melhor sempre é tratar o problema pois, nestes casos, a insônia é só um dos sintomas. Mas existem outros desequilíbrios emocionais que geram insônia por provocarem sintomas de excesso e  consumirem energia demasiada. Estes são diversos e, normalmente, se relacionam a dificuldades de lidar com o que a vida apresenta.
    
Bem,  enquanto as questões ainda não se resolvem,  ao ir dormir, tente achar jeitos de se desligar dos pensamentos que alimentam o processo.  Algumas pessoas, que passam por processos emocionais difíceis se beneficiam  com um bom romance que distrai e até gratifica.  Para aqueles que tendem a remoer  ira, exigência pessoais ou tentam prever o imprevisto, eu gosto de indicar música. Tenho até uma frase: experimente, com música tudo pode ficar melhor. Selecione algumas boas músicas, tente e se esforce. Toda vez que os pensamentos vierem, volte-se a música.
 
Nos casos que se referem ao emocional é bom lembrar que o principal afetado com a manutenção deste tipo de desequilíbrio é você mesmo.   A sua melhora depende de você desejar “dar a volta por cima” e achar jeitos de estar de bem com a vida.

Cuide a alimentação

Não coma em excesso a noite e evite alimentos muito “pesados” , estes normalmente agitam o interno e não contribuem para o relaxamento. Procure comer com um bom intervalo da hora de dormir, mas se não for possível evite as carnes.  Alimentos leves como folhas verdes claras, frutas claras ajudam a tranquilizar, em especial a maçã descascada.

Você se lembra do antigo chá da vovó? Aquela que ela dizia que acalmava? Pois, existem alguns chás que ajudam a tranquilizar mesmo:  erva cidreira, capim cidró, camomila, maçã.  Café e chimarrão a noite, nem pensar.

A alimentação contribui bastante para as insônias e, se seu caso for de muita desorganização alimentar, eu recomento que você procure um profissional da nutrição. Este pode lhe ajudar a organizar a sua rotina e lhe indicar uma boa orientação alimentar. Na MTC o que fazemos é indicar alimentos que restabeleçam o equilíbrio da energia, estimulando ou sedando sistemas.

Faça exercícios físicos

A prática de exercícios pode contribuir bastante para a qualidade do sono.  Estes sempre favorecem o equilíbrio do organismo e alguns tem uma grande ação em acalmar a Mente. Observe quais são os exercícios indicados para você, isto vai depender da sua constituição.  Pessoas muito agitadas costumam se beneficiar de exercícios que acalmam, mas podem precisar gastar um pouco de energia. Apenas preste atenção para não praticar exercícios estimulantes na tardinha e noite. Outras pessoas precisam, mesmo que se sintam sem energia, de exercícios estimulantes. Estes devem ser praticados pela manhã.

Com a MTC o que podemos fazer é observar  se o paciente sofre de uma insônia de excesso ou deficiência e se deveria buscar exercícios estimulantes ou tranquilizadores. Mas a condução do exercício fica a cargo do profissional da área da educação física ou das artes marciais.
  
Observe a sua postura ao dormir

A melhor indicação quanto a posição, segundo a MTC,  é deitar sobre o lado direito, com as pernas levemente curvados e o braço esquerdo repousando sobre a coxa esquerda.

É isso, aproveite as dicas e bons sonhos !

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