4 de setembro de 2013

Meditando com o I Ching

Estou retomando as postagens dos meus jogos do I Ching.  Estas são um estímulo para que o leitor possa encontrar, dentro de si mesmo, as respostas para as suas dúvidas, receios, comportamentos e para as práticas do seu dia a dia.

Este foi o jogo de hoje.
Boas reflexões!  

DIFICULDADE / OBSTRUÇÃO
Hexagrama 39 (Chien)

Acima: Kan, a água, as complicações
Abaixo: Ken, a montanha,as dúvidas, o parar, a calma

Apesar de existirem diferenças entre as pessoas, existem muitas oportunidades de solucioná-las, mas se estas diferenças não podem ser harmonizadas no seu devido tempo, os obstáculos serão cada vez maiores.
Desde o momento que os problemas existem também existem maneiras de sobrepassá-los: por conseqüência encontramos no julgamento estas observações:

“O sudeste é favorável”. O sudeste é a região da alegria, da harmonia, da clareza de pensamento, e isto nos mostra que qualquer problema não é tão sério como parece. Na verdade nossos apegos aos estados aflitivos é que nos tornam tristes e melancólicos. No sudeste deve o homem superior resolver os problemas de forma calma, tranqüila e realista, usando sua consciência.

“O Nordeste não é favorável”. O nordeste sempre foi considerado o lugar do ruim, é, em termos psicológicos, a vacilação, a dúvida. O nordeste são os hábitos que não são mais necessários e que nos impedem de ir adiante e sobrepor os obstáculos.


Neste sentido é favorável ver o grande homem – ver o grande homem significa usar da sabedoria interior, da mente iluminada.Use da oportunidade, revise hábitos antigos que hoje são desnecessários, não dê demasiado valor! 


No texto elaborado por Wu Fang encontramos que quando percebemos os acontecimentos de forma equivocada, surge uma obstrução no nosso caminho. Várias atitudes podem ser causadoras de obstruções. Uma delas é a tendência a considerar as outras pessoas incorrigíveis e querer interferir no caminho delas, como se isso fosse fazer diferença, como se fosse fazer as coisas fluírem corretamente. Esquecemos, porém, que o grande homem também está presente naqueles que erram. Um erro não significa que todas as coisas boas tenham sido eliminadas.

O recebimento deste hexagrama indica que uma nuvem formada por emoções ocultas está obstruindo a visão e o resultado é que tudo deixa de funcionar como gostaríamos. Nessa situação, o principal é ter humildade e reconhecer que precisamos da ajuda do Sábio ( do grande homem citado acima)  a fim de encontrar e corrigir o elemento de obstrução. Com humildade, atrairemos a ajuda necessária.

Eu devo dizer: A obstrução deve ser corrigida, mas é preciso ser paciente. A paciência e a humildade são grandes virtudes do homem perseverante e sábio. Também não é aconselhável se culpar pelo que está obstruindo o caminho. Situações deste tipo fazem parte da ordem das coisas, do processo da vida. 
Precisamos das adversidades para ampliar e desenvolver nossas atitudes, corrigindo-as quando necessário. Sem elas, não perceberíamos nossos erros nem alcançaríamos a evolução. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário