14 de março de 2012

Meditando com o I Ching




Sobre
as pequenas
dificuldades
do dia a dia.


Hexagrama 39 (Chien) - Desde que os problemas existem também existe a oportunidade de sobrepassá-los; por conseqüência encontramos estas duas observações:

“O sudeste é favorável”. O sudeste é a região da alegria, da harmonia, da clareza de pensamento, e isto nos mostra que qualquer problema não é tão sério quanto parece. Na verdade nossos apegos aos estados mentais aflitivos é o que nos deixa tristes e melancólicos. O sudeste é o lugar da luz, assim é da natureza do homem superior resolver os problemas ocasionais que aparecem, de forma alegre e tranqüila à luz da sua própria consciência.

“É favorável ver o grande homem”. Este não se refere somente a pedir conselhos, embora algumas pessoas ainda precisem. Refere-se a aprender a usar os próprios poderes, os da nossa iluminação, com o propósito de resolver estes empecilhos de forma sábia.

Porem as pessoas que estão absorvidas no seu próprio mundo subjetivo de emoções perturbadas e desejos insatisfeitos, não percebem os perigos inesperados. Tomam-se envolvidas. Estão como cegos, e por isso, não podem parar para ver a realidade através da mente iluminada.

Mas, se você pode parar estando frente ao perigo, então pode chamar-se de pessoa “de conhecimento”.

Eu diria que uma boa ação é a postura do observador de si: parar, se distanciar, perceber-se e refletir. Quem se conhece um pouco sabe o que desencadeia a desarmonia. Reconhece-se em situações repetidas que refletem nos “perigos”.

Interpretado a partir do livro do I Ching – Roque Severino

Nenhum comentário:

Postar um comentário