27 de setembro de 2008

Coisas De Mulher - Fogo

Me parecia estranho que em um período do mês os sintomas se intensificavam: eu não conseguia conter a minha ansiedade, tinha sempre que estar fazendo algo produtivo, não conseguia parar para ouvir nem os meus filhos e falava e me metia em tudo... aí todos se afastavam de mim e fugiam dos meus resmungos constantes... Eu ficava terrivelmente magoada!



Intenso né? Pois é isso mesmo, assim é a TPM de uma mulher do elemento FOGO.



Lembrando...MADEIRA, FOGO, TERRA, METAL e ÁGUA estes são os Cinco Movimentos Naturais da Medicina Chinesa. No sábado passado nós vimos a TPM da mulher do tipo ÁGUA, hoje vamos ver a do tipo FOGO.




A brincadeira é descobrir o seu elemento e o seu tipo de TPM.



As pessoas do tipo Fogo são muito intensas no fazer, estão sempre procurando algo para se ocuparem. São extremamente prestativas e agilizadas e quando se desequilibram ficam compulsivas. Em um grupo são aquelas pessoas que fazem, seja lá o que for. São muito dedicadas a família – algo fundamental para elas – e querem que todos estejam muito seguros e “bem”.



As mulheres representadas pelo elemento Fogo parecem estar sempre bem. Quem vê de fora vê uma alegria constante, pessoas sempre pra cima, de bom astral e etc...nem se imagina que na intimidade e, principalmente na TPM, aparece aquele lado resmunguento e queixoso. Mulheres que não deixam transparecer nem a sua sensibilidade, nem o seu humor azedo.



E na TPM... o espírito não se acalma..Na TPM é resmungo e reclamação por nada, principalmente com os mais próximos. Insônia e as famosas olheiras que as acompanham, palpitação e taquicardia, algumas tem dor de cabeça no alto, muita agitação e um estado de vigília constante – como se algo a qualquer momento fosse acontecer. Outras sofrem mais com o danado do intestino que não quer funcionar e com a idéia de que “não adianta fazer tanto esforço que os meus não reconhecem”.



É dureza? É, mas lá no fundo esta mulher é super sensível e só fica tentando fazer tudo e se metendo no que não deve porque quer retorno afetivo.
Pode acreditar.




Como prevenir?
Cuide do intestino e da presão, tome bastante água, fique atento as compulsões: por comida, trabalho, esporte, falar... e também não se condene quando elas não puderem ser evitadas. Tente meditar ou fazer alguma atividade que acalme. No livro Manual Do Herói da Sonia Hirsch ela indica alimentos que equilibram o elemento fogo: tomate, feijões, tâmaras, damasco e outras frutas secas, amêndoas, sementes de girassol, salsa, gergelim, castanha do Pará e de caju, broto de bambu, alho, mariscos, cogumelos, batata inglesa, folhas de beterraba.





Como o companheiro pode lidar...

Muita calma com os resmungos e uma caneca de chá de camomila na mão e uma maçã na outra. Use da política do deixe passar... e tente não entrar junto na loucura porque leva só um ou dois dias... Boa sorte!
Psicologa acupunturista - medicina tradicional chinesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário